Que Família É Essa?

Título Original: The Joneses
Direção: Derrick Borte
Elenco: Demi Moore, David Duchovny, Amber Heard, Ben Hollingsworth, Gary Cole
Ano: 2009

Vivemos em uma sociedade consumista. Seja assistindo TV, acessando à Internet ou folheando um jornal ou revista, somos bombardeados por “ofertas imperdíveis”, com formas de pagamento tentadoras, que nos fazem desejar o objeto do anúncio como se daquilo dependesse a nossa vida. Além dos meios citados, há ainda o “marketing virtual”, aquele quase impossível de ser mensurado mas que sempre funcionou com nome menos pomposo: o “boca-a-boca”. E é esse o ramo de atuação da família Jones.

No filme, uma família perfeita, com pai e mãe (algo raro!) e dois filhos adolescentes, se muda para um bairro de classe média alta e, em pouquíssimo tempo, passam a ditar moda, costumes e tendências: o modo de vestir da matriarca, o carro do pai, o batom da filha ou o vídeo game de última geração do filho, tornam os Jones o ideal de família que todos sonham Ter e Ser. Mas, o que ninguém desconfia, é que na verdade eles são empregados de uma poderosa firma, contratados para promover produtos de diversas marcas para um público específico.

David Duchovny (o eterno agente Fox Mulder da série Arquivo X) e Demi Moore estão bem nos respectivos papéis, os quais não exigem muito, pois o roteiro cai na mesmice de inserir problemas já manjados, conduzindo a um final já esperado (tanto da própria família, quanto dos melhores amigos do casal). Porém, quando o filme acaba e os créditos começam a subir, a mensagem bacana está lá para quem quiser: “Viva, tenha sonhos e objetivos, busque conquistá-los; mas nunca queira o mesmo que o seu vizinho tem, afinal, a condição dele é, pra melhor ou pra pior, de verdade ou de mentira, completamente diferente da sua”! Portanto, se for comprar algo, sempre avalie se hoje a parcela cabe no seu bolso e não apenas quando começar a pagar, daqui a seis meses, um ano, …

Patrícia Quintas
29/08/2010

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s