O Escritor Fantasma

Título Original: The Ghost Writer
Direção: Roman Polanski

Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Olivia Willians, Tom Wilkinson, Kim Catrall

Ano: 2010

Em meio a sua conturbada situação jurídica (a qual culminou em uma ‘temporada’ na prisão suiça), o diretor Roman Polanski conseguiu completar mais um filme que se torna obrigatório para o amante do bom cinema!

Baseado no romance “The Ghost”, de Robert Harris, o filme apresenta a história de um escritor que é contratado, a peso de ouro, para terminar a autobiografia do ex-primeiro ministro inglês, interpretado por Pierce Brosnan (antigo 007). Enquanto tenta transformar a biografia em algo mais ‘digerível’, o escritor fantasma acaba descobrindo o que aconteceu com o seu antecessor, se envolvendo com a mulher errada e descobrindo fatos passados do primeiro ministro que podem comprometê-lo no presente, já que ele está sendo processado por apoiar causas extremistas durante a guerra.

A princípio, todos esses fatos podem parecer confusos, afinal, nada é dito diretamente, ficando sempre algo no ar, subentendido… Mas, o que torna o filme tão agradável é o modo como tudo surge, em cada momento, em cada passagem, contando com uma bela direção de câmera e de som. Impecável.

Também deve-se levar em conta o elenco… Brosnan está perfeito com seu cinismo; Catrall, talvez a mais caricata, mas competente no papel da fiel escudeira, secretária e amante; e Willians, a esposa renegada. Por último, justamente por sua importância, está Ewan McGregor. Talvez se não fosse ele o ator escolhido para viver o tal escritor fantasma, Polanski não teria um filme. O jeito, a atitude e os olhares de McGregor, como se pouco se importasse para tudo aquilo que viria transformar sua vida, são a tônica para envolver o espectador, desde sua indiferença com a própria profissão ou com a política do seu país até o momento final, quando os créditos sobem e somos ‘jogados’ no destino inesperado (ou não) do seu personagem.

Filme intrigante, que merece ser visto!

Patrícia Quintas
30/08/2010

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s