Título Original: Hereafter
Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Matt Damon, Cécile De France, Frankie McLaren, George McLaren, Jay Mohr, Richard Kind, Thierry Neuvic, Lyndsey Marshal, Bryce Dallas Howard e Derek Jacob
Ano: 2010
Morte. Como lidamos com ela? Esse é o tema do novo filme do veterano diretor Clint Eastwood (“Menina de Ouro”, “Sobre Meninos e Lobos”).
No início, somos apresentados a um jovem casal na Tailândia, um local paradisíaco e que, em questão de minutos, simplesmente é devastado por um Tsunâmi, em uma sequência assustadora de tão real. Impressionante. Após sobreviver ao acidente, já em Paris, Marie acredita que há algo mais nas suas visões e vai em busca de informações de outras pessoas que tiveram experiência de além vida. Enquanto isso, em São Francisco, um médium vive uma vida isolada e triste, encarando seu dom como uma maldição. Apesar dos esforços do irmão para que ele lucre com sua habilidade, ele se vê pressionado após uma revelação importante a um potencial interesse romântico. Por último, em Londres, um garoto enfrenta a tristeza da perda do irmão gêmeo e faz de tudo para poder contatá-lo, enquanto espera que a mãe possa voltar a ficar com ele.
Ao apresentar as três histórias, o diretor vencedor do Oscar preferiu contá-las simultaneamente, quebrando a narrativa de uma história – no melhor momento – para contar a seguinte, por várias vezes, até o momento em que, essas três pessoas vão se encontrar e, finalmente, selar seus destinos.
Um filme difícil de ser assistido, muito parado e com trilha sonora do próprio Eastwood que ajuda a manter sempre o clima dramático e que peca (e muito) pelo excesso de cortes e pelo óbvio final piegas.
Patrícia Quintas
13/03/2011