O Homem Que Mudou O Jogo

Título Original: Moneyball
Direção: Bennett Miller
Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Phillip Seymour Hoffman, Robin Wright
Ano: 2011

Baseado em uma história real, o filme Moneyball conta a história do tal homem que mudou o jogo (título em português) transformando aquilo que era praticamente artesanal em algo matemático e lógico, uma verdadeira bola de dinheiro (título em inglês).

Brad Pitt, indicado ao Oscar de Melhor Ator por este papel, interpreta Billy Beane, um ex-astro de beisebol na escola que, ao ser levado para a liga profissional, decepciona. Quando adulto, divorciado e com uma filha adolescente, se torna gerente de beisebol de um time falido, que acaba perdendo suas últimas estrelas para times mais famosos e ricos. Disposto a montar um time competitivo e finalmente ganhar um campeonato, Beane vê uma oportunidade: contratar jogadores com base em análises técnicas e matemáticas de suas jogadas, alterando inclusive seus modos de jogar. Isso acaba provocando a ira dos olheiros do time (que não mais são considerados para as contratações), do técnico (que se vê tendo que montar o time de acordo com a idéia de Beane) e dos próprios atletas, que terão que mudar suas posturas dentro e fora da quadra.

Pra quem entende as regras do beisebol e aprecia o esporte, o filme pode ter lá seu atrativo. Pitt até convence como um técnico que apenas busca consagrar aquilo que acredita, em detrimento da própria conta bancária. A montagem também agrada, ao mesclar o momento atual do gerente com os do passado, quando poderia ser a grande estrela dentro do campo. Porém, para o público brasileiro em geral, que provavelmente nunca assistiu (e talvez nem assistirá) uma partida desse esporte tradicionalmente americano, o filme de mais de 2 horas se arrasta, tornando-se tedioso e sem propósito.

No entanto, sendo o filme baseado em algo que realmente aconteceu (inclusive é intercalado por imagens reais), é impossível não imaginar se a tal “matemática” aplicada no beisebol também serviria pro futebol. O atual time do Palmeiras, que no ano passado tinha um bom elenco porém teve um resultado lastimável, talvez fosse o primeiro a utilizar esse recurso. Eu acho!!! rsrsrs…

Patrícia Quintas
20/02/2012

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s