Protegendo o Inimigo

Título Original: Safe House
Direção: Daniel Espinosa
Elenco: Denzel Washington, Ryan Reynolds
Ano: 2011

Pode-se resumir o filme “Protegendo o Inimigo” como um filme de ação que você, com certeza, já assistiu antes. Na trama, agente da CIA ávido por uma recolocação para ter seu trabalho reconhecido e ficar próximo da namorada (oh!) acaba responsável pelo tal “inimigo” do (péssimo) título em português pois é o zelador da “casa segura” (título em inglês).

Em seu longa de estréia como diretor, Daniel Espinosa bem que tentou inovar, utilizando uma coloração diferente em cada cena / tomada ou mesmo insistindo – durante toda a projeção – na sobreposição de momentos dos personagens, o que pode ter causado alguma confusão no espectador menos atento.

O roteiro do filme lembra muito o longa “16 Quadras”, estrelado por Bruce Willis pois, afinal, Weston (Ryan Reynolds, “Lanterna Verde”) tem a dura tarefa de transportar o traidor Tobin Frost (Denzel Washington, Incontrolável) até outra localização protegida, sem o auxílio de uma equipe e tendo a cabeça perturbada pelo capturado sobre a possível existência de um espião na CIA.

Falando nos atores, Reynolds até que está bem em cena, tendo um ou outro momento “forçação de barra”; mas é Washington quem, como sempre, “rouba” a cena. Mesmo em um filme tão fraco como este, a expressão do ator em cada momento é um alívio entre tantos tapas, chutes, tiros e explosões. Quanto aos demais, é lamentável ver a talentosa atriz Vera Farmiga repetindo um papel, já que sua atuação é, basicamente, salvo o cabelo despenteado, a mesma de Contra o Tempo; já para Brendan Gleeson (o professor Alastor Moody da série “Harry Potter), coube um papel que poderia ter sido menos caricato/óbvio.

No geral, um filme sem grandes pretensões, que não compromete em nada um programa de domingo à noite.

Patrícia Quintas
30/03/2012

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s