Cursos na Biblioteca Temática em cinema “Roberto Santos”

OFICINAS E CICLO DE PALESTRAS

Abertura das inscrições em 21 de julho até o término das vagas.
Divulgação dos inscritos no site em 1º de agosto

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e serão feitas apenas pessoalmente na biblioteca Roberto Santos de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e obedecerão o critério único de ordem de chegada até o término das vagas. Quando houver preenchimento total das vagas haverá inscrição em lista de espera para substituir os inscritos que faltarem nos dois primeiros encontros e que consequentemente perderão a vaga.

OFICINAS

ROTEIRO ADAPTADO – DA ANÁLISE À CRIAÇÃO (30 vagas)
Com Quelany Vicente
Introdução à criação de roteiros audiovisuais adaptados, a partir da análise de filmes baseados em obras literárias e de exercício de adaptação de um conto para o roteiro de um curta-metragem ou especial televisivo.

Quelany Vicente é especializada em roteiro pelo Curso Superior de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-graduada no Master de Guión Iberoamericano na Fundación Investigación Audiovisual na Espanha. Foi roteirista de programas de TV (TV Cultura, TV Câmara, Canal TVA, SescTV, Fundação Roberto Marinho, seriado internacional “En Transito” – Cilect/Ibermedia e portais da USP), de cinema (curtas, longas e documentários) e dramaturga de peças teatrais. Além de trabalhos em aulas de roteiro, edição e direção, como seus trabalhos autorais, entre eles os premiados curtas Tori e Tatu Bolinha.

Às quintas-feiras das 19h às 22h nos dias 7, 14, 21, 28 de agosto, 4, 11, 18, 25 de setembro, 2, 9, 16, 23, 30 de outubro 6, 13, 27 de novembro de 2014. Indicação etária: acima de 16 anos.

LEITURAS CRUZADAS: A LITERATURA ATRAVÉS DO CINEMA LATINO-AMERICANO (60 vagas)
Com Elen Doppenschmitt
A partir das relações que o cinema estabelece com outros campos de conhecimento, considera-se que a literatura é essencial para se pensar o cinema latino-americano não se restringindo às adaptações cinematográficas de obras literárias. Essa cinematografia que tem pouca circulação merece ser abordada com o objetivo de divulgar seus filmes e realizadores ampliando o repertório dos espectadores. A oficina consiste em realizar a leitura coletiva de trechos de obras literárias e exibir filme completo ou trechos com debate a partir das relações estabelecidas.

Elen Doppenschmitt é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC- São Paulo) desenvolvendo pesquisas e estudos na área de cinema com ênfase nas relações que este estabelece com a literatura, com os estudos de oralidade e com educação, sobretudo por meio de análise de obras latino-americanas. Publicou recentemente “Por uma política da voz em Memórias do Subdesenvolvimento” (2012) pela EDUC/FAPESP. Atualmente é professora de Teorias da Comunicação nos cursos de Comunicação Social da FIAM-FAAM/FMU, além de consultora da FUNDAP [Fundação do Desenvolvimento Administrativo] junto ao Projeto “Educação para Jovens e Adultos – EJA Mundo do Trabalho”.

Aos sábados das 10h às 13h nos dias 16, 23, 30 de agosto, 13, 20, 27 de setembro, 4, 11, 18, 25 de outubro de 2014. Indicação etária: acima de 14 anos.

CICLO DE PALESTRAS
DESENVOLVIMENTO DO OLHAR CINEMATOGRÁFICO (60 vagas)
Com Celso Sabadin
O ciclo tem o objetivo de iniciar os participantes nas técnicas da Crítica de Cinema através da análise dos elementos que compõem o produto cinematográfico (argumento, roteiro, casting, direção de arte, fotografia, montagem, pós-produção, etc.). Serão analisados os aspectos artísticos, comerciais e mercadológicos dos filmes, bem como técnicas de jornalismo aplicadas à crítica cinematográfica. Temas abordados: Fundamentos e Funções da Crítica – Arte e Jornalismo; O Roteiro – onde tudo começa: O Esqueleto do Filme; Direção de Arte – Desenho de Produção e Fotografia: O Visual do Filme; Direção, Câmera e Estilo: O Corpo do Filme; Montagem, Pós-Produção e Sonorização: O Toque Final.

Celso Sabadin é jornalista, crítico de cinema, escritor, curador, professor, roteirista e cineasta. Iniciou sua carreira como crítico cinematográfico e jornalista especializado em Cinema há mais de 30 anos e já atuou nos mais diversos veículos da mídia impressa, eletrônica e virtual. É autor dos livros “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo”, “Éramos Apenas Paulistas”, biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr, e “O Cinema como Ofício”, biografia do cineasta Jeremias Moreira. Atualmente prepara seu quarto livro, sobre a obra de Amácio Mazzaropi. Como cineasta, roteirizou e dirigiu o longa metragem “Mazzaropi”, lançado em 2013, e roteirizou o curta “Nem Isso”, a partir da obra de Luís Fernando Veríssimo, a ser lançado em 2014. É sócio fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Às segundas-feiras das 19h às 21h nos dias 18, 25 de agosto, 1º, 8 e 15 de setembro de 2014. Indicação etária: acima de 16 anos.

Biblioteca Pública Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505 – Ipiranga – SP
Ipiranga – 04211-040 São Paulo, SP
Tel. 11 2063-0901 e 11 2273-2390
2ª a 6ª feira das 10h às 19h
bmrobertosantos@yahoo.com.br
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/robertosantos/

Fonte: Mailing BM Roberto Santos

Anúncios
Esse post foi publicado em Cursos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s