Decifrando o Padrinho

godfatherComeça amanhã (com duração de “apenas” 5 dias), Fiz o curso do Mestre Pablo Villaça sobre a Trilogia “O Poderoso Chefão“: Decifrando o Padrinho. Maravilhoso! Fantástico! Obrigatório! Quem ama cinema tem obrigação de conhecer esta obra prima. E se tiver oportunidade, faça o curso que você não irá se arrepender. Vale MUUUUUUITO a pena! Recomendo.

Obcecado pela trilogia de Francis Ford Coppola, o crítico passará uma semana – um total de 15 horas – dissecando todos os elementos narrativos da Parte 1, como, por exemplo:

Roteiro: a estrutura da narrativa, seus recursos de construção (pistas e recompensas, subtextos, o uso da ironia dramática, rimas, etc), composição dos personagens e arcos dramáticos, etc.

Elenco: construção e características dos personagens, efeitos de maquiagem, estilos de diálogos, etc.

Fotografia: as sombras e os contrastes, a atmosfera, o uso das cores, os motifs, etc.

Design de produção: o cenário como elemento de informação, a construção do espaço e do universo dos Corleone, a evolução da Família e da narrativa através dos ambientes, os figurinos e os arcos dos personagens, etc.

Som: o uso dos temas, os ruídos diegéticos na construção da atmosfera, ADR, etc.

Montagem: a estrutura, o ritmo, alternância de eventos, rimas, o uso de elipses, etc.

E por ai afora. Além disso, abrirá espaço para análises em grupo de sequências específicas, fazendo o fascinante exercício de dissecação plano-a-plano para avaliar como certas passagens são construídas com precisão absoluta.

Ansiedade é a palavra de ordem pra me definir! Este final de semana fiz uma maratona, (re)assistindo aos três filmes em sequência, obras primas dirigidas por Francis Ford Coppola, baseados no livro homônimo de Mario Puzo:

O Poderoso Chefão (The Godfather) – Ano: 1972 – Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, Talia Shire / Em 1973, ganhou o Oscar de Melhor Filme e o Oscar de Melhor Ator para Marlon Brando, que mandou uma “índia” no seu lugar para receber o prêmio;

O Poderoso Chefão II (The Godfather – Part II) – Ano: 1974 – Elenco: Al Pacino, Robert de Niro, Robert Duvall, Diane Keaton, Talia Shire / Em 1975, ganhou o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor para Coppola, além do Oscar de Melhor Ator para Robert de Niro;

O Poderoso Chefão III (The Godfather – Part III) – Ano: 1990 – Elenco: Al Pacino, Diane Keaton, Talia Shire, Andy Garcia, Sofia Coppola, Joe Mantegna.

Site Oficial: http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?page_id=3746

Agora que o curso já acabou, dá uma olhada na review do Mestre Pablo Villaça sobre o curso. Como sempre, tem foto da turma (eu tô lá!).

Anúncios
Esse post foi publicado em Cursos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s