Temporada 1

Esta temporada teve 24 episódios. Porém, no DVD oficial, o episódio piloto não é numerado. Portanto, segui a numeração do DVD.

S01E00 – Pilot (Piloto)
Episódio sem vinheta de abertura. Mulder conhece Scully, que foi colocada para trabalhar junto à ele para questionar e relatar tudo que o agente faz. Conhecemos o apelido do Mulder na academia (Spooky). Trata-se de um caso de abdução e já mostra que Scully sempre estará no lugar errado na hora errada. Personagem: Billy Miles. Participação silenciosa daquele que viria a ser conhecido como Canceroso e início da trama do governo para encobrir o que fosse encontrado sobre alienígenas. O episódio também trouxe “o X marca o local” e a icônica cena de Mulder e Scully conversando na cama e ele contando sobre o sumiço da irmã.

S01E01 – Deep Throat (A Verdade Está Lá Fora)
Neste episódio há vinheta de abertura e a frase que marcará a série, além da marcante música composta por Mark Snow. Mulder conhece aquele que será seu principal informate, o Garganta Profunda. O agente é sequestrado enquanto investiga o sumiço de um piloto que pilotava caças feitos com tecnologia alienígena. Garganta Profunda diz a Mulder que ETs estão na Terra há muito tempo.
Frase de Abertura: The Truth Is Out There (A Verdade Está Lá Fora)

S01E02 – Squeeze (Assassino Imortal)
Episódio do tipo “Monstro da Semana”, apresentando pela primeira vez Eugene Tooms, o assassino elástico, imortal, que adora fígado. Scully é chamada para investigar mortes sem conexão, enquanto é hostilizada por trabalhar com Mulder. É o agente quem salva a ruiva quando ela é atacada no próprio apartamento por Tooms. É deste episódio uma das cenas exibidas na vinheta de abertura.

S01E03 – Conduit (O Elo de Ligação)
O mistério do desaparecimento da irmã perturba Mulder quando ele e Scully vão investigar o desaparecimento de uma garota cuja mãe afirmava ter sido abduzida anos atrás.

S01E04 – The Jersey Devil (O Demônio de Jersey)
Episódio escrito por Chris Carter. Mulder e Scully vão para Atlantic City investigar um folclore local.

S01E05 – Shadows (Sombras)
Os agentes são chamados para investigar um duplo assassinato e acabam se envolvendo com uma secretária que é assombrada pelo antigo patrão, que aparentemente se suicidou.

S01E06 – Ghost in the Machine (O Fantasma da Máquina)
Os agentes são chamados para ajudar um ex-colega de Mulder a investigar um caso sobre a misteriosa morte de um empresário. Durante as investigações, eles descobrem estar lidando com uma inteligência artificial que fará tudo para não ser desligada.

S01E07 – Ice (Terror no Gelo)
Estranhas mortes em uma estação de pesquisa levam os agentes até o Alasca, onde descobrem um organismo vivo que se hospeda em humanos, levando-os a matar. Seria o início da conspiração? No elenco, Felicity Huffman antes de se tornar uma dona de casa desesperada.

S01E08 – Space (Missão em Perigo)
Os agentes vão investigar um possível caso de sabotagem dentro da Nasa. Episódio escrito por Chris Carter.

S01E09 – Fallen Angels (Caçada Sangrenta)
Ao investigar uma área protegida pelos militares onde supostamente houve a queda de um UFO, Mulder é preso e lá conhece um “fã”, Max Fenig, da NICAP. Scully é chamada para escoltar Mulder, porém os agentes, junto com Max, resolvem investigar o que os militares querem esconder. É a primeira vez que o Arquivo X quase foi fechado.

S01E10 – EVE (Projeto Lichtfield)
Ao investigar o caso de um homem que teve o sangue drenado, Mulder é informado por Garganta Profunda sobre o Projeto Lichtfield, o qual fazia experiência com clonagem humana.

S01E11 – Fire (O Incendiário)
O episódio já começa ótimo para os fãs de Supernatural. Um jovem Mark Sheppard (também conhecido como o Rei do Inferno) botando fogo em um homem e se divertindo com isso. Mulder é contatado por Phoebe, uma antiga namorada da época em que ele estudava na Inglaterra, para ajudá-la num caso da Scotland Yard. Episódio escrito por Chris Carter, onde Mulder enfrenta seu medo: o fogo.

S01E12 – Beyond the Sea (O Vidente)
Conhecemos os pais de Scully e o apelido que o pai dá para ela, Starbuck. Episódio escrito pela dupla Morgan / Wong e que trás Brad Dourif como Luther Lee Boggs, como um falso vidente o qual Mulder ajudou a prender e não acredita nele. Dourif é conhecido pelos fãs de O Senhor dos Anéis, As Duas Torres, como Grima Língua de Cobra.
Música do Episódio: Beyond the Sea, de Frank Sinatra

S01E13 – Gender Bender (Assassino ou Assassina?)
Mortes de homens e mulheres são investigadas pelos agentes, o que os leva até uma seita amish, os Kindred.
Curiosidade: uma das quase vítimas é interpretado por Nicholeas Lea, ator que viria a interpretar o famoso vilão, Alex Krycek.

S01E14 – Lazarus (Dupla Identidade)
Após um assalto à banco, um assassino ressuscita no corpo do agente do FBI que o investigava, um ex-namorado de Scully e seu ex-instrutor da academia.
Curiosidade: o aniversário da agente Scully é dia 23 de fevereiro.

S01E15 – Young at Heart (O Homem Que Não Queria Morrer)
A investigação gira em torno do primeiro caso de Mulder no FBI, John Barnett, que morreu em condições suspeitas. Na tentativa de reverter o envelhecimento, o cientista ficou com uma mão de Salamandra. É Garganta Profunda quem ajuda Mulder nas investigações. Episódio co-escrito por Chris Carter.

S01E16 – E.B.E. (O Ser do Espaço)
É neste episódio que são apresentados os amigos de Mulder, Frohike (que também é um dos diretores da série), Byers e Langly, os Pistoleiros Solitários. Frohike se apaixona por Scully. Mulder usa a luz azul na janela para chamar Garganta Profunda, para depois confrontá-lo. Scully diz para o parceiro a famosa frase: “A verdade está lá fora… e as mentiras também!”.

S01E17 – The Miracle Man (O Homem dos Milagres)
Episódio co-escrito por Chris Carter. Agentes investigam mortes associadas a um culto onde um jovem curas as pessoas com seu toque.

S01E18 – Shapes (A Besta Humana)
Mulder fala a famosa frase do pôster: Eu Quero Acreditar. Uso do termo “shape shifter”, o qual seria usado muito na série Fringe. O caso remete ao primeiro arquivo dos Arquivos X, aberto pelo próprio fundador do FBI, J. Edgar Hoover, em 1946.

S01E19 – Darkness Falls (Quando a Noite Cai)
Episódio escrito por Chris Carter, discutindo a relação do homem com a natureza. Participação de Titus Welliver, de Lost, e Jason Beghe, que atualmente estrela a série Chicago P.D.

S01E20 – Tooms (Eugene Tooms volta a Atacar)
O mais famoso monstro/vilão da série, Eugene Victor Tooms, volta a aparecer. Primeira participação do Diretor Assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi). Scully mente oficialmente para salvar Mulder, o qual diz a agente que nem os pais o chamavam de Fox. É também a primeira vez que o Canceroso fala.

S01E21 – Born Again (Volta do Além)
Os detetives investigam o caso de uma garotinha que pode estar sendo assombrada por um detetive morto.

S01E22 – Roland
Um homem autista pode ser o assassino de diversos cientistas, porém Mulder desconfia que o homem está sendo controlado por outra pessoa: o irmão dele, já morto.
Com Zelijko Ivanek (24 Horas, Damages)

S01E23 – The Erlenmeyer Flask (Jogo de Gato e Rato)
Episódio escrito por Chris Carter. Homem morre e seu sangue é verde, tóxico. Os agentes descobrem a terapia genética com bactérias muito antigas, além de tanques de reprodução humana em um armazém chamado Zeus, o que pode indicar experiências para se ter o primeiro híbrido humano alienígena, fruto do tecido original coletado em 1947, Roswell. Scully tem nas mãos um bebê alien e Garganta Profunda conta a agente sobre os testes feitos em civis, utilizando crianças e imunização por vacina. Garganta Profunda é assassinado quando Scully faz a troca do bebê por Mulder. É o informante que diz a agente a frase de abertura deste episódio. O Arquivo X é fechado pela primeira vez. Canceroso surge no final do episódio para guardar o bebê alien, na mesma sala do Pentágono vista no primeiro episódio da série.
Frase de abertura alterada para: Trust No One (Não acredite em Ninguém)
Curiosidade: o relógio marca 11:21

Patrícia Quintas
ago-out/2015

Anúncios